A lentidão afeta sua página na internet de diversas maneiras, prejudicando a experiência do seu visitante e também o SEO.
Não é interessante para o Google e nem para seu visitante ficar aguardando mais de 6 segundos para poder conferir todo o conteúdo da sua página na internet.
Porém, tenho uma boa notícia para te falar. Identificar esses erros e solucioná-los não é nada difícil. Por isso, a seguir darei algumas informações valiosas para você turbinar o carregamento do seu site. Fique aqui comigo e confira!
Ferramentas Para Analisar Velocidade
Para você ter certeza do que realmente está deixando o carregamento do seu site lento, existem algumas ferramentas gratuitas para serem utilizadas online.
Separei as duas principais para te mostrar, confira!
1# Google PageSpeed Insights
Utilizar o serviço do Google Page Speed Insights é o primeiro passo que se deve tomar. O Page Speed mede o desempenho do seu site e mostra todos os melhoramentos que podem ser feitos para otimizar seu carregamento.
Na realidade, este serviço não mede realmente a velocidade de carregamento, porém mostra todas as melhorias que podem ser tomadas, como: reduzir imagens, incluir javascript no código, habilitar o cache, etc.
Seguindo as melhorias, o impacto positivo no SEO será notado rapidamente.
2# Pingdom Tools
Fazendo sua análise de maneira inversa, o Pingdom Tools verifica as requisições HTTP feitas de maneira detalhada, mostrando em um gráfico a velocidade de carregamento dos recursos do seu site individualmente, que somados darão o tempo total da conclusão de abertura da página.
Assim, ficando muito mais fácil encontrar onde estão os gargalos que você não notaria de outra forma.
10 Dicas Para Melhorar o Carregamento do Seu Site
Seguem abaixo algumas simples dicas que vão melhorar, e MUITO, o carregamento do seu site. Assim, o deixando mais confortável para o seu visitante.
- Utilize um bom plug-in de cache e configure-o corretamente;
- Otimize o tamanho das imagens;
- Não estruture sites com a tag <table> se não for utilizar realmente tabelas;
- Evite usar animações em Flash e utilize as alternativas mais leves, como o jQuery e CSS;
- Não tenha um excesso de redirecionamentos;
- Se utiliza o WordPress, instale apenas os plug-ins essenciais;
- Comprima e reduza o tamanho dos arquivos e códigos de seu site
- Utilize arquivos CSS externos;
- Retire do seu código HTML todos os espaços em branco;
- Evite utilizar HTTPS se não for realmente necessário;
Seguindo essas dicas e fazendo o acompanhamento constante nas ferramentas de medição de desempenho, duvido que você terá algum problema relacionado à lentidão do seu site.
Conheça nossa solução de CDN para otimizar o carregamento do seu site!